AGENDA
2030
Agenda 2030
A Agenda 2030 é um plano de ações desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com objetivo de erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma integrada e indivisível em todo o mundo até o ano 2030.
De forma mais específica, é um documento orientador para ações governamentais, de iniciativa privada, sociedade civil e instituições de pesquisa, a fim de tornar os desafios mais claros, definir metas concretas e alinhar a forma como os atores sociais lidam com as dificuldades enfrentadas em todo o globo, desde mudanças climáticas até o combate à fome.
A Agenda 2030 abrange o desenvolvimento econômico, a erradicação da pobreza, da miséria e da fome, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e a boa governança em todos os níveis, incluindo paz e segurança. É constituída de quatro partes, sendo elas a Declaração (que inclui a visão, os princípios e os compromissos da Agenda 2030), os próprios Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Acompanhamento e Avaliação da Agenda 2030 e a Implementação.
Para quem?
A Agenda 2030 surge após diversas décadas de discussão sobre os problemas climáticos e projetos anteriores como a Agenda 21 (um plano global para agir nas áreas em que as atividades humanas impactam o meio ambiente) e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Dessa forma, a Agenda 2030 surge como forma complementar e busca reorientar os esforços despendidos dos projetos anteriores da ONU.
Em 2012, foi estabelecido que os Estados Membros da ONU construíssem em conjunto os objetivos e metas da Agenda 2030. A criação dos ODS surgiu efetivamente em 2015, através de discussões na Assembleia Geral, estabelecendo 17 metas globais para os próximos 15 anos, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A Agenda foi adotada por 193 Estados Membros da ONU quando assinaram a Resolução 70/1, entre eles, o Brasil. O documento com a resolução, tem como título
“Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, e descreve os 17 ODS além de 169 metas a serem alcançadas pelos países até 2030, instituindo uma nova Agenda Universal.
Foi implementada em 2016, resultando de um processo global participativo com duração de mais de dois anos. Esse processo contou com a coordenadoria da ONU e a participação dos atores sociais como instituições de pesquisa, sociedade civil, iniciativa privada e governos.
Para quem?
Para o planeta
Que seja possível lidar com os desafios existentes e impactar de forma positiva em todos os espaços existentes do planeta Terra em prol do desenvolvimento sustentável.
Para as pessoas
Que seja possível concretizar os direitos humanos, erradicar a pobreza, alcançar a igualdade de gênero
Para a prosperidade
Que seja possível elevar a qualidade e desenvolver progressivamente a produção de alimentos e bens de consumo.
A Agenda 2030 é para todos nós!
Objetivos, metas e divisões da Agenda 2030
Objetivos, metas e divisões da Agenda 2030
A Agenda 2030 ao representar uma oportunidade de mudanças em favor de uma dinâmica mundial de desenvolvimento sustentável, propõe ações que se organizam em três dimensões distintas, mas que se integram e se complementam entre si.
Essas dimensões são divididas em:
Dimensão econômica: almeja a construção e manutenção de economias que apresentem dinamismo, sustentabilidade, inovação e que tenham as pessoas como principal foco.
Dimensão social: busca criar uma realidade justa, equitativa, tolerante, aberta e socialmente inclusiva.
Dimensão ambiental: tem o intuito de promover o desenvolvimento econômico, social e tecnológico em equilíbrio com o meio ambiente.
A partir dessa divisão, foram traçados 17 objetivos conectados e complementares entre si que orientam ações com metas específicas em diferentes frentes de atuação.
Conhecidos como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), eles são divididos em:
1 - Erradicação da pobreza.
2 - Fome zero e agricultura sustentável.
3 - Saúde e bem-estar.
4 - Educação de qualidade.
5 - Igualdade de gênero.
6 - Água potável e saneamento.
7 - Energia acessível e limpa.
8 - Trabalho decente e crescimento econômico.
9 - Indústria, inovação e infraestrutura.
10 - Redução das desigualdades.
11 - Cidades e comunidades sustentáveis.
12 - Consumo e produção responsáveis.
13 - Ação contra a mudança global do clima.
14 - Vida na água.
15 - Vida terrestre.
16 - Paz, justiça e instituições eficazes.
17 - Parcerias e meios de implementação.
Outra divisão que nos ajuda a entender melhor as ações e objetivos da Agenda 2030 é a dos Cinco Pilares do desenvolvimento sustentável, essa divisão determina objetivos para orientar e apoiar iniciativas em cinco áreas de grande importância para o futuro.
Os pilares são:
Pessoas - Extinguir a pobreza e a fome de todas as formas e assegurar a dignidade e a igualdade.
Prosperidade - Garantir vidas prósperas e plenas, em equilíbrio com a natureza.
Paz - Promover sociedades justas, pacíficas e inclusivas.
Parcerias - Efetivar a implementação da Agenda a partir de uma parceria global concreta.
Planeta - Conservar e proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as próximas gerações.