top of page

Nossos eventos

Não conseguiu acompanhar algum evento SustenCOM? Não se preocupe!

Você pode assisti-los no YouTube da ECA-USP.

Live SustenCOM - 6 de junho

ESG CONTRIBUIÇÕES EMPRESARIAIS PARA A AGENDA 2030 NO BRASIL

Com: Prof. Dra. Ana Lucia Frezzati

Prof. Flávio Hourneaux

Jornalista Sônia Consiglio

Webinar SustenCOM - Edição abril/21

É preciso melhorar a comunicação sobre impactos ambientais

com Prof. Dr. Luis Enrique Sánchez

     Quer descobrir mais sobre a finalidade da comunicação sobre impactos socioambientais e qual papel pode exercer na melhoria das avaliações de impacto ambiental?

 

     O SustenCOM conversou com o Prof. Dr. Luis Enrique Sánchez sobre a necessidade de melhorar a comunicação sobre impactos ambientais.

 

      Obras e atividades que causam impactos ambientais também afetam os meios e os modos de vida das pessoas e por isso é necessária a participação pública em processos de tomada de decisão sobre esses projetos. Pensando no papel essencial da comunicação na tomada de decisões públicas e privadas sobre projetos que afetam a qualidade ambiental, o Professor refletiu com a gente sobre três questões-chave da comunicação de impactos:

 

  • O que comunicar?

  • Para quem?

  • E, principalmente, para que comunicar?

       

Painel SustenCOM - Edição maio/21

ESG: O valor de comunicar a sustentabilidade

com Caio Barbosa, Hugo Bethlem e Ricardo Anhesini

    O SustenCOM conversou com o Caio Barbosa, Hugo Bethlem e Ricardo Anhesini sobre a importância da comunicação na dinâmica dos investimentos de impacto.


      Você já ouviu falar na sigla ESG? A sigla tem alcançado grande relevância e tem sido cada vez mais necessário entender o papel da comunicação nessa forma de analisar as organizações diante de suas questões relacionadas ao meio ambiente, à dimensão social e à governança

 

      Nesse Webinar, você aprenderá sobre as novas perspectivas do mercado de capitais e o valor da comunicação nesse cenário.

       

A comunicação para o Oceano que queremos

Webinar SustenCOM - Edição junho/21

com Professor Dr. Alexander Turra

     Segundo a UNESCO, o oceano tem um papel essencial na biodiversidade e na regulação do clima do planeta. Afinal, estima-se que o oceano abrigue cerca de 50 a 80% de toda a vida na Terra e absorva 25% do CO2 adicionado à atmosfera pelas atividades humanas a cada ano. Portanto, a sua degradação ameaça não somente a vida marinha, mas a humana também.

 

     O ano de 2021 foi o primeiro da Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030). A década é uma oportunidade de conectar as agendas científica e política, garantindo o apoio da ciência oceânica aos países na gestão do oceano e da zona costeira, e na implementação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. A busca pela sustentabilidade do oceano depende fortemente de conhecimento científico sólido e abrangente e, consequentemente, da comunicação.

 

      Pensando em caminhar rumo à superação deste desafio, convidamos o Professor Dr. Alexander Turra, pesquisador com vasta experiência na temática oceânica no Brasil e no exterior, e responsável pela Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, para conversar com a gente sobre como a comunicação pode contribuir para consolidar ações necessárias para o desenvolvimento da Década do Oceano.
 

       

Bate-papo SustenCOM - Edição junho/22

Planeta água e os desafios da Comunicação Organizacional

com Professor John E. Tatton

           No mês de junho celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972 e liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A data tem como objetivo alertar a sociedade para os diversos e urgentes desafios ambientais. Nesse ano, no qual comemoramos não apenas os 50 anos da Conferência de Estocolmo, mas também os 30 anos da Rio-92, o dia Mundial do Meio Ambiente chama atenção para os impactos da degradação ambiental do planeta e a importância de proteger a atmosfera e a biodiversidade da vida, a partir do tema “Uma só Terra”.

 

          Um dos elementos essenciais para a preservação da vida na terra é a água, que tem um valor inestimável tanto para o equilíbrio ambiental, como na regulação do clima global e na preservação da biodiversidade, quanto para as atividades humanas. Portanto, é nossa responsabilidade promover a conscientização para a conservação dos recursos hídricos e compreender o papel que governos, entidades e empresas - além de nós, como cidadãos - devem desempenhar para a preservação desse elemento vital que tem sofrido diversos impactos negativos desastrosos.

        Para refletirmos sobre a importância da água e os caminhos que devem ser percorridos pelas organizações a fim de contribuírem para a construção de um novo cenário, o SustenCOM conversou com o Prof. John E. Tatton para discutir as demandas e oportunidades relacionadas aos recursos hídricos a partir de uma visão sistêmica e integrada de temas relacionados à água e sustentabilidade. 

bottom of page